Vantagens e Desvantagens do Wood Frame

interior_sheathing_wood_frame_construction

Esses dias comentei sobre o que era o Wood Frame. Agora você pode conferir um pouco das vantagens e desvantagens do sistema.

A construção wood frame tem diversas vantagens se comparada à alvenaria. Enquanto o metro quadro de uma casa de tijolo custa, em média, 2 mil reais, a feita por wood frame construction custa de 55% a 60% do valor da obra. Uma casa feita por wood frame leva de 8 a 9 meses para ficar pronta aqui no Brasil.

A durabilidade da casa em wood frame depende muito das características da madeira utilizada. Algumas chegam a durar por séculos.

Vantagens:20120713-162832_wood_frame03

  • Economia – Cerca de 80% de energia é economizada durante a vida útil do imóvel.
  • Eficiência – Se comparada com a alvenaria, o Wood frame garante um processo de construção muito mais rápido – 60% mais ágil.
  • Versatilidade – Qualquer tipo de imóveis pode ter como matéria prima de construção o Wood frame.
  • Meio ambiente – É um material reflorestado, ponto altamente positivo ao meio ambiente. Além disso, sua utilização reduz cerca de 80% a emissão de gás carbônico.
  • Moderno – Esse material alia tecnologia e inovação.
  • Vantagens internas – Os confortos térmico e acústico têm uma melhora considerável.
  • Obra limpa – Com o uso do Wood frame não se gera entulho.
  • Durabilidade – A técnica Wood frame é uma tecnologia de ponta e no quesito durabilidade ela é tão eficiente quanto à de alvenaria.

Uma das desvantagens é o alto custo da construção, que, atualmente, supera a residência de alvenaria, devido ao material e mão-de-obra específica.

Wood_Framing_Techniques_4421180_460Dentre as desvantagens podemos citar:

  • Baixa produtividade na execução.
  • Elevada massa por unidade de superfície.
  • Domínio técnico centrado na mão de obra executora.
  • Necessidade de materiais adicionais para ter a textura lisa.
  • Deficiente na limpeza e higienização.
Anúncios

4 pensamentos sobre “Vantagens e Desvantagens do Wood Frame

  1. Prezado

    Este artigo pode ser re-fundamentado com a realidade do Brasil em 2015.

    Se não vejamos :

    O sistema que é citado como wood frame, mostrando sua imagem, usa o conceito wood frame mas com baixa industrialização, montagem em canteiro. Esse sistema vemos com certa frequencia nos EUA.

    Weinmann holzbausystemtechnik, presente no Brasil, evidencia que o conceito construtivo sai da montagem no canteiro de obras e vai a industrialização dos componentes no chão da fábrica.O “dominio técnico” tornou sistêmico, diferente dos construtores americanos e sua grande gama e venda dos famosos two by four…
    .
    Os materiais adicionais citados, onde sua cadeia produtiva e empresas estão trazendo e disponibilizando seus produtos made in Brasil. Um exemplo : STO, entre outros. Na construção convencional usa-se o reboco, massa fina, massa corrida, gesso e outros também, muitas vezes com um grande consumo de água.

    O tema higienização foi cercado conceitualmente pela diretriz SINAT 5, disponível em http://pbqp-h.cidades.gov.br/download_doc.php

    Os elementos de montagem em si fazem com que os pequenos frames estejam vedados e impermeáveis. Onde estaria assim essa necessidade ?

    A diretriz técnica do ministério das Cidades do Governo Federal, homologada em 2011, recomenda que as madeiras devem ser tratadas e secas, o que evitaria fungos e outros elementos xilófagos já no inicio da vida útil do imóvel. Usar madeiras sem secagem forçada ( convecção ) pode ser motivo de uma patologia como essa lembrada pelo autor, mas cercada pela equipe de trabalho que estudou e propos a diretriz, levando em conta aspectos de conforto térmico, acústico, estanqueidade, resistência ao choque, ao fogo e durabilidade.

    Existem casas de tijolos no Brasil ou de concreto que não estão de acordo com qualquer parâmetro como os citados acima

    A base das casas deve ser elevada para ficar isenta de humidade e com tratamento específicos como manta de asfalto e outros.

    assim, as desvantagens e patologias são praticamente inexistentes quando casas bem fabricadas em WF ( homologados ou com sérios responsáveis técnicos perante ao Conselho de Engenharia de seu estado ) podem realmente ser uma opção no mercado brasileiro.

    Waldemar GEHRING JUNIOR, Eng de Produção – EESC USP é pesquisador na UNESP de Itapeva-SP e defende o uso do Wood Frame como tecnologia construtiva sustentável.

    Curtir

    • Boa noite Waldemar. Sou um entusiasta desta tecnologia mas estou com uma grande dificuldade de encontrar algum tipo de curso sobre esse processo construtivo. Você saberia informar se existe algum curso aqui no Brasil com o mesmo sistema americano? Obrigado.

      Curtir

  2. Pingback: Wood Frame – Arquitete suas Ideias

  3. Gostei muito da sua resposta, mas tem termos tecnicos que o senhor usou no comentário que leigos assim como eu, não entende, poderia falar em termos simples da próxima vez. mesmo assim foi convincente seu argumento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s