Passo-a-passo do Wood Frame

 wood-frame 06

Nas matérias passadas vimos um pouco do sistema construtivo Wood Frame. Na matéria de hoje vamos ver um pouco do passo a passo das etapas construtivas nesse sistema.

Fundação: O Wood frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas.

No piso do primeiro pavimento, aplicam-se as técnicas tradicionais da alvenaria. Nos pisos superiores, onde a estrutura do piso é de barrote de madeira com deck de OSB, considerando-se o OSB como contrapiso.

Nas áreas molháveis, sobre o OSB, aplicam-se chapas cimentícias de 12mm coladas sobre o OSB e parafusadas em um gride de 20cm x 20cm. Sobre as chapas cimentícias vai uma impermeabilização do tipo membrana acrílica impermeável.

Nas juntas entre as placas, bem como nos cantos das paredes e ralos, é também aplicada uma tela de poliéster ou fibra de vidro com estruturante.

Sobre a impermeabilização, coloca-se o piso frio com argamassa colante.

Nas áreas muito expostas à água recomenda-se a impermeabilização também da placa de drywall (RU) ou chapa cimentícia, com selador acrílico antifungo e pintura de resina acrílica pura.

 

image (1)Estrutura: Os painéis de paredes são compostos por montantes verticais de madeira com seção típica de 2” x 4” que, após aparelhados, tem seção de 38mm x 90mm. Esses montantes são dispostos com espaçamento entre si que podem ser de 40cm ou 60cm.

Cada painel é fechado com duas guias de madeira de mesma seção, uma superior e outra inferior.

Após a disposição dos painéis, sobre a fundação ou sobre a plataforma, conformando a planta do pavimento, uma segunda guia de madeira é pregada sobre a guia superior, sobrepondo os encontros dos painéis, solidarizando-os.

 

Paredes

Revestimento externo: As paredes externas podem ser revestidas com vários sistemas, desde sidings de madeira, aço ou PVC, que foram desenvolvidos especificamente para o sistema, mas também pode-se utilizar tijolo aparente, argamassa armada ou placas cimentícias, que são um acabamento similar à alvenaria;

Revestimento interno: O fechamento interno é realizado com chapas de Drywall, que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber acabamento. Pode ser colocado também no interior da parede lã mineral, para a obtenção de isolamento térmico e acústico.

img003Lajes: A melhor opção para execução de lajes e mezaninos no wood-frame é o OSB, que deve ser instalado sobre um vigamento metálico. No Wood Frame a laje pode ser do tipo seca ou mista:

Laje seca: executada com a aplicação do OSB diretamente sobre o vigamento de madeira ou metálico, garantindo a resistência e permitindo a aplicação de diversos revestimentos como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas entre outros.

Laje mista: a diferença entre a laje seca e a laje mista é que na laje mista é colocado um contrapiso de 3 a 4 cm de argamassa sobre o OSB, reforçado com fibras de aço ou fibras de Polipropileno. Sobre as fibras é possível aplicar diversos revestimentos, tais como: como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas, cerâmica, porcelanato, entre outros.

Instalações elétricas e hidráulicas: Podem ser idênticas às que são utilizadas na construção convencional. A vantagem é que no Sistema Wood Frame as paredes funcionam como shafts visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações.

Isolamentos: O Wood Frame apresenta um ótimo conforto térmico e acústico. Além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento que podem ser instalados nas paredes internas e externas, forro e telhados de acordo com a necessidade do projeto.

Esquadrias: Os montantes que se encontram na região das aberturas, devem ser descolados lateralmente, jamais eliminados. Além dos montantes acumulados nas laterais, deve ser incluído mais um, com a altura da abertura para que sirva de apoio para as vergas.

As instalações de portas e janelas podem ser executadas de maneira similar ao sistema convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.

PQAAAFSz0RW7SuVV0JbyOt9not6iwcpIJBm2cg4vTxlLIAiD81eRuq3dgsdSadLJSqYkR2CSYHbjAGH6i3VmiRqF91AAm1T1UOEXosN5xh-WEwemflHxkgqbwcWUCoberturas e telhados: Sobre as paredes portantes do último piso são aplicadas treliças pré-industrializadas, e seu espaçamento pode ser de 60 cm a 120 cm, dependendo do tipo de telha utilizada.

Contraventamento: O contraventamento vertical da estrutura é feito com a fixação de placas de OSB na face externa da parede e, eventualmente, em alguma parede interna.

Manutenção: A cada 5 anos deve ser feita uma avaliação da necessidade de se executar alguma intervenção; A troca dos revestimentos externos depende do tipo de revestimento.  Devem ser tomados cuidados quanto à manutenção das instalações de água e esgoto, para que não haja vazamentos constantes sem reparo, pois pode haver deterioração da madeira empregada, com aparecimentos de fungos, e danos às chapas de revestimento.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Passo-a-passo do Wood Frame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s