Tipos de lajes

banner1

As lajes são elementos estruturais laminares planos, solicitados predominantemente por cargas normais ao seu plano médio. Nas estruturas laminares planas, predominam duas dimensões, comprimento e largura, sobre a terceira que é a espessura. A principal função das lajes é receber os carregamentos atuantes no andar, provenientes do uso da construção (pessoas, móveis e equipamentos), e transferi-los para os apoios.

Existem diferentes tipos de lajes que podem ser empregadas nas obras, elas podem ser classificadas como:

Quanto a composição e forma

Quanto ao tipo de apoio

E quanto ao esquema de calculo

Abaixo explicamos alguns tipos de lajes existentes no mercado:

Pré-fabricada de isopor

São compostas por painéis de concreto (mais largos do que as vigotas usadas nos outros tipos de laje) que, na montagem, ficam encostados uns nos outros, compondo a própria fôrma para o concreto. Esse sistema permite que vãos maiores sejam vencidos. Além disso, pela resistência inicial dos painéis, uma quantidade menor de madeira é necessária para o escoramento.

laje_isopor

7

Vantagens:
Leveza, rapidez na montagem, facilidade de instalação de canos e conduites, preço.

Desvantagens:
Não é possível fazer furos na parte inferior. É preciso passar uma cola especial na face aparente do isopor para que o acabamento (chapisco ou gesso) possa aderir ao material.

Pré-fabricada de lajotas cerâmicas

Pequenas vigotas de concreto com uma armadura superior em forma de treliça são colocadas lado a lado e o espaço entre elas é preenchido com lajotas cerâmicas. Após a montagem, joga-se o concreto por cima dessa estrutura e o conjunto adquire resistência.

ref_laje

1 (1)

Vantagens:
É o sistema mais barato para lajes finas que cubram pequenos vãos.

Desvantagens: 
Frágeis, as lajotas podem quebrar no transporte, na colocação e na concretagem

 

Pré-fabricada de painéis treliçados

O painel treliçado é uma vigota de concreto pré-fabricado com 25cm de largura e armação treliçada que varia a altura de acordo com a vão e sobre carga que será aplicado.
Sendo assim, os painéis treliçados permitem a distribuição de armaduras positivas e negativas nas duas direções, o que possibilita distribuição de qualquer tipo alvenarias sobre a laje.

i189816

preco-da-laje-pre-fabricada-orcamento-para-laje-pre-fabricada-28

Vantagens: 
Dá resistência à peça e facilita seu transporte. Sua colocação dispensa encaixes e acabamentos na parte inferior. Menor uso de madeira para escoramento.

Desvantagens:
Custa, em média, 30% a mais que os demais sistemas pré-fabricados

 

Maciça ou moldada na obra

As lajes maciças de concreto armado constituem estruturas laminares, tipo placas. São totalmente construída na obra a partir de uma fôrma, normalmente de madeira, na qual é despejado o concreto. Antes, é montada a armadura de vergalhões metálicos que dá mais resistência ao sistema. Após a secagem do concreto, está pronta a laje.

ehl_tablero_eps_400_200_A3CFC8B2

images (5)

Vantagens:
Menos suscetível a fissuras e trincas (depois de seco, o concreto torna-se um monobloco que dilata e contrai de maneira uniforme).

Desvantagens:
Gasto maior de madeira para a base e escoramento. É a mais pesada e, em geral, cara.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Tipos de lajes

  1. Uma observação interessante é que nas lajes pré-fabricadas não à necessidade da armação de aço percorrer toda a lage, alem da importância de colocar decalques embaixo das mesmas para que ela seja transferida acima da linha neutra. Essa armação, chamada armação negativa tem a função de tração exercida pelos pilares, se elas ficarem no meio do concreto não terão essa função, se forem colocadas fora das área de pilares e vigas, serão desperdiçadas.
    Sou estudante de engenharia civil e recentemente criei o blog Completo Engenheiro. Parabéns pelo site e pelo post, muito bem feito e tem explicações claras.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s